Expedição Pantanal - Patagônia 2007


 

Coletânea de dados sobre a Patagônia Argentina, Ushuaia e a Terra do Fogo

 

Márcio Rahal

Patagônia é a denominação de uma região natural no extremo sul do continente americano que abarca a parte sul do Chile e da Argentina, incluindo os chamados Andes patagônicos. A região é assim chamada pelo fato de que os nativos possuíam pés grandes (patagão significa pé grande).

O extremo sul do continente americano, conhecido pelo locais como Região de Magalhães, compreende o sul da Argentina e o sul do Chile. A região mais meridional do continente é conhecida como Terra do Fogo (Tierra del Fuego). Nessa região está localizada a cidade mais austral do planeta, Ushuaia.

A Patagônia é uma região marcada pelos fortes ventos que ocorrem em grande parte do ano, principalmente no rigoroso inverno.

Na ponta sul do continente americano, a exatos 3.171km da capital Buenos Aires, se encontra Ushuaia. Seu clima é predominantemente frio, com uma temperatura média anual de 4,7 º[Celsius] e uma pequena oscilação anual que vai de 0,5 ºC em julho a 8,4 ºC em janeiro, o que reduz a vegetação quase exclusivamente à tundra, O volume das precipitações na região gira em torno de 524 mm anuais e se divide equitativamente ao longo do ano. Chove muito no inverno. Em dezembro, o sol se põe aproximadamente às 23 horas.

Em 1520, o navegador português Fernão de Magalhães cruzou pela primeira vez o estreito que hoje leva seu nome, vendo à sua direita o continente sul-americano mergulhar no oceano e à esquerda uma ilha de enorme extensão, inspirado pelo grande número de fogueiras indígenas que brilhavam ao longo da costa resolveu batizá-la de Terra do Fogo. Nos séculos seguintes, a história intercala uma trágica e contínua campanha de exterminação da população indígena para dar lugar às estâncias de ovinos com grandes corridas em busca do ouro, piratas, naufrágios, explorações e uma guerra que quase foi declarada entre Chile e Argentina na década de 80 pela disputa do Canal de Beagle (nome dado em homenagem ao navio em que Darwin fez sua expedição biológica)

No início do século passado, nas proximidades da então aldeia de Ushuaia, foi construído o Presídio de Ushuaia, que funcionou de 1902 a 1947. Era um dos mais terríveis presídios da Argentina, devido ao clima hostil e as longas distâncias entre as cidades. Posteriormente, o edifício passou a ser controlado pela Marinha da Argentina e, após décadas de abandono, foi transformado em um museu, o Museo del Fin del Mundo. O museu exibe, entre outras curiosidades, a linha de ferro mais austral do mundo, que conduzia os presos do Presidio de Ushuaia aos campos de trabalho situados no atual Parque Nacional Tierra del Fuego. Recentemente a linha de ferro foi reativada com propósitos turísticos, conectando o terminal, situado no parque nacional, com a Baía de Lapataia.

Ushuaia encontra-se nas coordenadas 54°48′57″S, 68°19′04″W, sobre o limite setentrional do Canal de Beagle, localizada a sudoeste da Ilha Grande da Terra do Fogo, no departamento de Ushuaia do qual a cidade de Ushuaia é cabeceira.

O departamento (ente federativo similar ao estado no Brasil) possui uma superfície de 9 390 km² e tem, de acordo com o censo de 2001, 45 785 habitantes, o que lhe confere uma densidade demográfica de 4,9 hab/km². Este departamento possui um único município, o de Ushuaia, e possui também o porto de águas profundas mais próximo da Antártica. Do porto de Ushuaia à calota polar Antártica a distância é de menos de mil quilômetros, e existem diversos passeios turísticos em embarcações de variados tamanhos que fazem a travessia entre os dois continentes.

Destino de aventureiros há mais de 500 anos, Ushuaia é um dos locais que mais fascinam quem busca contato com montanhas geladas, planícies extensas e uma grande variedade de animais marinhos. A impressão que se tem ao dirigir pelas estradas da patagônia é de que as retas são intermináveis, com muitos locais desertos e estradas de rípio a serem percorridas. Ao fim da Ruta Nacional 3, Ushuaia e sua placa indicativa de última cidade do continente são como um troféu.

Ushuaia conta com boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, onde são servidos pratos tradicionais da região como a centolla, a merluza-negra, os mariscos, os pescados e também o assado de ovelha da Patagônia. Várias são as opções de hospedagem, composta por campings, hotéis, pousadas e albergues.

Expedição rumo ao fim do mundo

A expedição “A caminho do fim do mundo” percorrerá certa de 16 mil quilômetros, entre Campo Grande, Mato Grosso do Sul e Ushuaia, passando por El Calafate, Glacial Perito Moreno e Parque Nacional Torres Del Paine (Patagônia Chilena). Conta até agora com a participação confirmada de 6 pessoas em dois veículos (1 jipe e 1 camionete 4x4) devidamente adaptados para o inverno na Patagônia. Como a partida está prevista para junho de 2009, mais pessoas poderão fazer parte do comboio. Os carros devem estar com a manutenção rigorosamente em dia, ter tração nas 4 rodas, tanque suplementar de combustível de pelo menos 20 litros, faróis de neblina, e dois triângulos de segurança (exigência da legislação de trânsito argentina).

 



Escrito por Márcio Rahal às 17h20
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Equipamento de Bordo

Alguns itens facilitam a vida a bordo:

·         Macaco Hi-Lift;

·         Pá e machadinho;

·         Correias suplementares para o motor;

·         Lâmpadas suplementares;

·         Galão de pelo menos 10 litros de água potável;

·         Galão de pelo menos 20 litros de combustível;

·         Lanterna;

·         Caixa de ferramentas completa;

·         Arame;

·         Cinta para reboque/resgate;

·         Kit de remendo para pneus sem câmara (macarrão);

·         Rádio PX para comunicação;

·         Prancha metálica para desatolar;

·         Conversor elétrico 12V – 110V;

·         Luvas e capa de chuva para manutenções de emergência;

·         Óleo e filtros para o motor;

·         Vela reserva;



Escrito por Márcio Rahal às 17h08
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil





BRASIL, Centro-Oeste, CAMPO GRANDE, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Automóveis, Viagens



Meu humor



Histórico


Categorias
Todas as mensagens Fotos



Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 FordHP
 Fotoblog Rosany & Márcio Rahal
 Turismo MS
 Turismo Pucón
 Turismo Argentina
 Turismo Pantanal MS
 Turismo Bonito - MS